Na segunda-feira, falei dos primeiros seis estágios da Jornada do Herói, clique aqui caso ainda não tenha lido. Agora que você já está a par sobre eles, vamos aos restantes, o desfecho de nossa história.
Imagem retirada do blog Escrito Expresso.
07. Aproximação do objetivo: o herói tem êxito durante suas provações.
Esse é um ótimo momento, para evitar um clichê que pode atrapalhar o andamento da história: o herói invencível. Com a aproximação do objetivo, seu herói já deve ter definido seus limites pois, como veremos adiante, ele enfrentará seu maior inimigo e para designar emoção a esse momento, o personagem não pode ser mais forte que ele, sendo assim, de que adianta? Nós sabemos que ele vai vencer. Usando nosso antigo exemplo, Harry passa por todas as suas provações com alguns escorregões e ajuda de seus aliados e começam a surgir suspeitas de que Snape esteja por trás dos estranhos acontecimentos do mundo bruxo.

08. Provação máxima: O auge da crise.
Esse é o momento que todos os problemas aparecem de uma vez e mostram-se seguros por um fio muito frágil sobre a cabeça do herói, é a hora de colocar seus leitores para roer as unhas e acreditar que realmente tudo vai dar errado. Como quando Harry e seus amigos estão totalmente convencidos de que Snape irá roubar a pedra filosofal e decidem impedi-lo, mas no meio do caminho tem que enfrentar o cão de três cabeças, quase morrem sufocados presos ao visgo do diabo, Rony acaba inconsciente durante o xadrez bruxo e no fim de tudo, na última etapa, Harry está sozinho e acaba diante de seu maior inimigo: Lord Voldemort.

09. Conquista da recompensa: passada a provação, o herói conquista a recompensa.
Depois de tanto sofrimento, seu herói merece uma recompensa, não é? Vamos lá, sinta-se a vontade para parabenizá-lo por tamanha bravura e deixá-lo alcançar seus objetivos, como é o caso de Harry, que consegue deter Voldemort e salvar a pedra filosofal.

10. Caminho de volta: após ter conseguido seu objetivo, ele retorna ao mundo anterior.
Você pode terminar sua história por aqui, mas note que eu disse "mundo anterior" e não mundo comum. Harry acorda no hospital, vivo e na companhia de Dumbledore.

11. Depuração/Ressurreição: Outro teste que o herói precisa.
Se em sua história ainda existem enredos com as pontas soltas, é hora de amarrá-las. Ressalte-os e coloque o herói novamente em crise, na tentativa de resolver os problemas remanescentes. Harry faz diversas perguntas à Dumbledore, o que acaba deixando subentendido que Voldemort ainda não foi derrotado. Alguns detalhes ainda não revelados sobre a noite, são esclarecidos com Rony e Hermione. Há ainda a festa de fim de ano, onde a Grifinória vence a copa das casas, graças aos três amigos e o resultado dos exames.

12. O retorno transformado: O herói retorna ao mundo comum.
Agora sim, esse é o ponto final de sua história. Seu herói pode de fato voltar ao mundo comum, descrito no início da história, mas isso raramente acontece, sempre existe algo diferente. Há também a possibilidade de o mundo comum do personagem agora ser outro, mais semelhante ao mundo especial do começo. Essa decisão, obviamente, fica ao seu critério. No desfecho de nosso exemplo, Harry retorna para a casa dos tios e, como uma das regras dos bruxos é não usar magia no mundo dos trouxas, sua nova realidade é até bem parecida com o princípio, mas seus tios não sabem disso e Harry promete aos amigos que irá se divertir com o fato.

E aí, pessoal, estão mais inspirados? Desde que comecei a usar a Jornada do Herói em minhas histórias, tudo começou a fluir com muita facilidade, é um mapa ótimo pra quem, como eu, tem dificuldade de organizar as ideias. Espero de verdade, que seja tão útil para vocês, como foi para mim. Não se esqueça de comentar, me contando sobre isso. Até mais!


2 Comentários

  1. Caramba, esse é um dos posts mais úteis que já li na minha vida. Eu já tinha ouvido falar sobre essa teoria, mas nunca tive a oportunidade de saber mais sobre. Aliás, eu achei uma planilha em um grupo que mostra mais ou menos isso, mas sem muito detalhes. Adorei, e com certeza vou vir consultar muitas vezes para os meus próximos projetos de escrita. Vai melhor os meus roteiros que já faço para as minhas histórias. Fiz questão de compartilhar lá na página.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz por ter lhe sido útil, Eduarda! Eu tenho uma planilha também, mas fui eu mesma que fiz e me é muito útil, agora que conhece a teoria tenho certeza que essa que encontrou também será pra você!
      Obrigada pelo comentário e pela divulgação.
      Um abraço!

      Excluir